Total de visualizações de página

terça-feira, 13 de setembro de 2011

A Psicologia ou as Psicologias

Psicologia do senso comum X Psicologia Científica

O senso comum mistura e recicla saberes e conhecimentos produzindo uma determinada visão de mundo. Ele integra, mesmo que de forma precaria, o conhecimento cientifico humano ao cotidiano.Sem esse conhecimento empírico e intuitivo nos teriamos que nos recorrer a uma serie de investigações cientificas para comprovar coisas corrigueiras. Somente esse tipo de conhecimento não seria suficiente para as exigencias do desenvolvimento humano. E desde tempos atras o homem vem se ocupando em calcular, comprovar e experimentar aquilo que ele chama de verdade. Quando fazemos ciencias baseamos na realidade cotidianae pensamos sobre ela, sendo assim, nos afastamos dela para refletire avaliar, para conhecer alem de suas aparencias. A ciencia abstrai a realidade para compreende-la melhor, ou seja a ciencia afasta a realidade, transformando-a em objeto de experimentação e investigação, permitindo a construção do conhecimento cientifico baseado no real.
Mas alem do conhecimento do senso comum e do conhecimento cientifico ainda temos outros tipos de conhecimento: a arte, a religião e a filosofia.

O QUE É CIENCIA
A Ciencia compõe-se de um conjunto de conhecimentos sobre fatos ou aspectos da realidade e a isso ela denomina de objeto de estudo, que é expresso por meio de linguagem precisa, rigorosa e propria.
Assim sendo: Objeto especifico, linguagem propria e rigorosa, metodos e tecnicas especificas, processo cumulativo do conhecimento e objetividade ausente de interpretações pessoais fazem da Ciencia um conhecimento idôneo, em que a investigação fez descobertas que no senso comum seria dificil fazê-las.

OBJETO DE ESTUDO DA PSICOLOGIA

Toda area da ciencia tem um objeto de estudo, a Astronomia estuda os astros, a Biologia estuda os seres vivos, as ciencias humanas, como a Antropologia, a Economia, a Socioloia e a Psicologia estudam o ser humano. Mas qual seria o objeto especifico de estudo da Psicologia?

A SUBJETIVIDADE COMO OBJETO DE ESTUDO

Subjetividade é o comportamento, o inconsciente, a consciencia humana relacionada ao corpo, pensamento, afeto e ação.
Portanto o objeto de estudo da Psicologia são as expressões visiveis, invisiveis, singulares e genericas produzidas pela subjetividade humana.

SUBJETIVIDADE É A MANEIRA DE SENTIR, PENSAR, FANTASIAR, SE COMPORTAR, SONHAR, AMAR DE CADA UM.
A Psicologia ainda não consegue explicar muitas coisas sobre o ser humano, mas desde 1879, quando se tornou uma ciencia com Wilhelm Wundt, quando este criou o primeiro laboratório de experimentos, que ela vem paulatinamente se firmando nas investigações e nas conclusões de seus estudos.
Antes de Wilhelm Wundt a Psicologia defendia ideias abstratas e espiritualistas.