Total de visualizações de página

sábado, 18 de setembro de 2010

A evolução da Ciência Psicológica

A história da construção da Psicologia está ligada, em cada momento histórico e tambem às exigências cientificas de um conhecimento em que a humanidade considerava correto. A busca da insaciável necessidade do homem de compreender o mundo e a si mesmo foram estopim para a construção de uma grande area de conhecimento qque teve seus primordios entre os gregos.

A história do pensamento humano tem um momento áureo na Antiguidade, entre os gregos, particularmente no período de 700 a.C. até a dominação romana, quando surge a era cristã.

Com os filósofos gregos vimos surgir a primeira tentativa de sistematizar uma Psicologia. O próprio termo psicologia vem do grego psyché (alma), e de logos (razão), portanto psicologia significa "estudo da alma".

Esses filósofos preocupavam-se em definir a relação do homem/mundo através da percepção. Havia uma oposição entre os idealistas (a idéia forma o mundo) e os materialistas (a matéria que forma o mundo já é dada para percepção).

Sendo assim surgem varios nomes que vão fazer parte desta historia:

Sócrates postulava que a principal característica humana era a razão.

Aristóteles foi inovador ou postulas que a alma e o corpo não poderiam ser dissociados.

Sua obra Da anima, pode ser considerada o primeiro tratado em Psicologia.

A Psicologia no Império Romano e na Idade Média

Esse período é marcado com o desenvolvimento do cristianismo, uma força religiosa que passa a força política dominante. Nesse sentido dois grandes filósofos representam esse período:

Santo Agostinho, inspirado em Platão, também fazia uma cisão entre a alma e o corpo, entretanto a alma não era somente a sede da razão, mas a prova de uma manifestação divina no homem.

São Tomás de Aquino que foi buscar em Aristóteles a distinção entre essência e existência.

No Renascimento Descartes postulou a separação entre mente (alma, espírito) e corpo, afirmando que o homem possui uma substância material e uma substância pensante, e que o corpo, desprovido do espírito, é apenas uma máquina. Esse dualismo mente-corpo possibilitou o aparecimento da Anatomia e da Fisiologia, e o progresso da própria Psicologia.

A Origem da Psicologia Científica

È em meados do século 19 que os problemas da Psicologia passam a ser também, investigados pela Fisiologia e pela Neurofisiologia . Os avanços que atingiram as de teorias sobre o sistema nervoso central, demonstrando que o pensamento, as percepções e os sentimentos humanos eram produtos desse sistema.

Para se conhecer o psiquismo humano passa a ser necessário compreender os mecanismos e o funcionamento da máquina de pensar do homem – seu cérebro. Assim a Psicologia começa a trilhar os caminhos da Fisiologia, Neurofisiologia e Neuroanatomia.

A Psicologia Científica

O status de ciência é obtido a medida que a Psicologia se liberta da Filosofia, e atrai novos estudiosos e pesquisadores, que, sob os novos padrões de produção de conhecimento, passam a:

· definir seu objetivo de estudo (o comportamento, a vida psíquica, a consciência);

· delimitar seu campo de estudo, diferenciando-o de outras áreas de conhecimento, como a Filosofia e a Fisiologia;

· formular métodos de estudo desse objeto;

· formular teorias enquanto um corpo consistente de conhecimentos na área.

Embora a Psicologia científica tenha nascido na Alemanha, é nos Estados Unidos surgem as primeiras abordagens da Psicologia, as quais deram origem às inúmeras teorias:

O Funcionalismo

O Funcionalismo é considerado como a primeira sistematização genuinamente americana de conhecimentos em Psicologia. W. James elege a consciência como o centro e suas preocupações e busca a compreensão de seu funcionamento, na medida em que o homem a usa para adaptar-se ao meio.

O Estruturalismo

O estruturalismo está preocupado com a compreensão do mesmo fenômeno que o Funcionalismo: a consciência. Esta escola foi inaugurada por Wundt, mas foi Titchner, seu seguidor, quem primeiro utilizou a denominação de estruturalismo.

O Associacionismo

Edward L. Thorndike é o principal representante do Associacionismo, e sua importância está em ter sido o formulador de uma primeira teoria de aprendizagem na Psicologia.

As Principais Teorias da Psicologia no Século XX

As três mais importantes tendências teóricas da Psicologia no século passado são consideradas por inúmeros autores como sendo o Behaviorismo, a Gestalt e a Psicanálise.

O Behaviorismo, que nasce com Watson nos Estados Unidos, e em função das suas aplicações práticas, tornou-se importante por ter definido o fato psicológico de modo concreto, a partir da noção de comportamento.

A Gestalt, nascida na Europa, em que surge como uma negação da fragmentação das ações e processos humanos, indicando a necessidade de se compreender o homem como uma totalidade. A Gestalt é a tendência teórica mais ligada à filosofia.

A Psicanálise, que nasce com Freud na Áustria, a partir da prática médica, recupera para psicologia a importância da afetividade e postula o inconsciente como objeto de estudo, quebrando a tradição da Psicologia como ciência da consciência e da razão.

Principais Marcos da História da Psicologia:

400 a.C. - Hipócrates relaciona características da personalidade com tipos físicos e propõe uma teoria fisiológica para as doenças mentais.

350 a.C. - Aristóteles salienta a observação objectiva do comportamento humano e propõe três princípios para explicar a associação de ideias.

Um comentário:

  1. Quer saber um pouco mais sobre idealismo e materialismo? Entre no endereço:
    http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20071213062723AAQVPFl

    ResponderExcluir