Total de visualizações de página

sábado, 1 de janeiro de 2011

WALLON

3 comentários:

  1. RESUMO CAP. VIII “WALLON”.
    ALUNA: Laeny amara de Sousa
    (Aluna regular do curso Letras/Literatura 2010.1)
    Disciplina: Psicologia da Educação.

    Capítulo VIII
    EDUCAÇÃO: ENTRE O INDIVÍDUO E A SOCIEDADE

    A teoria de Wallon é o estudo a dinâmica de vários reflexos pedagógicos associados ao desenvolvimento da criança. Contudo, ele tentou explicitar acerca da educação.
    A idéia central desse estudioso foi a necessidade de superação na dicotomia entre indivíduo e sociedade subjacente sendo a maior parte ocorrida nos sistemas de ensino. Ou seja, num modo educacional onde se trabalha a tradicionalidade que consiste nos estudos dos antepassados; e, por outro lado a chamada Escola Nova tentando encaixar experiências novas, pensamentos mais abertos. Dentre esta dicotomia, Wallon acredita de forma contrária da pedagogia de Rousseau, onde diz que o indivíduo deveria ser educado fora da sociedade para que desenvolva todas as suas possíveis potencialidades.
    Mesmo com tantos avanços em práticas pedagógicas, ainda acontecem essas confusões a respeito do que seguir como metodologia de ensino. O autoritarismo tradicional e o espontaneísmo das práticas são um dilema de superação.
    Sabe-se que para se atingir os métodos é preciso de políticas públicas, no entanto não há tanto apoio neste discusso, porque a educação terá sempre um papel político. Coisas ligadas à raça, cor, por exemplo fazia com que em época fascista estes quesitos fortalecesse poder político.
    Wallon claramente declara sua oposição favorecimentos em ensinos continuados somente para alunos de classe alta, enquanto os outros eram impostos uma curta carreira de ensino técnico ou profissionalizante.
    A dimensão político-social fica mais bem explicada no projeto que ele e outros colaboradores criaram acerca da responsabilidade com a educação; mudanças no sistema de ensino; e, tendo em vista a anulação de preservação de seletividade de ensino. Propondo as necessidades sociais como um todo
    Uma utopia educacional e de uma sociedade representada no projeto de Wallon e seus companheiros, sendo estudado e lentamente implantado nas escolas. E, para este feito poder ser concretizado é importante que surjam idéias, mas primeiramente que se abra espaço para estes novos pensamentos.

    ResponderExcluir
  2. Parabens Laeny!! Otimo texto! Fiquei emocionada com seu amadurecimento!

    ResponderExcluir
  3. Li todos os textos e estão realmente maravilhosos! Parabens a todos os alunos! Queria postar todos mas não estou conseguinndo!

    ResponderExcluir