OFICINA
Didáticas relacionadas ao uso das tecnologias de informação e
comunicação dentro de sala de aula.
OBJETIVOS:
Aprender sobre os recursos tecnológicos para dinamizar as didáticas
de sala de aula.
Conscientizar
o aluno ao uso consciente das tecnologias.
Instrumentalizar
o aluno(professor) para o uso dos recursos e ferramentas tecnológicas
em sala de aula.
Desenvolver
segurança no aluno(professor) para a utilização dessas
ferramentas.
Esta
oficina baseia-se na apropriação do professor de alguns recursos de
tecnologia para melhorar sua comunicação e o ensino e aprendizagem
dos alunos. Estende-se a todos os professores da UFRR.
RESUMO
Inicialmente gostaríamos de retratar uma realidade
brasileira percebida em casa, nas ruas, no trabalho e na vida, que é
a invasão da tecnologia de informação e comunicação. Essa
invasão que atinge a sociedade como um todo reflete na vida
acadêmica e na relação professor e aluno.
Segundo Alexandre Costa e Silva (2013) em sua reportagem
Apesar da crise, crescimento do setor no Brasil deve ser maior que a
média Mundial, elucida nos que apesar de o Brasil estar sofrendo com
uma crise na economia as famílias brasileiras decidem priorizar
investimentos em computadores, celulares e banda larga de qualidade
na intenção de dar melhor qualidade à educação dos filhos.
Percebe-se nos cursos de formação de professores,
principalmente nas regiões onde o descaso pela qualidade de ensino é
mais evidente. O despreparo desses cursos, em não oferecer aos
futuros professores uma didática e metodologia que os ajudem a atuar
como docentes em um mundo tecnológico e conectado vem trazendo um
serio comprometimento ao ensino básico e fundamental, visto que o
professor não consegue falar a mesma língua dos alunos.
De acordo com o IBOPE Nielsen Online, o número de
usuários ativos de Internet em residências teve um aumento
significativo e atinge milhões de pessoas que acessam frequentemente
a web e cerca de mais 50% das famílias da classe C já possuem
acesso à Internet.
Mas para garantir boas condições de Educação
professores procuram se atualizar fazendo cursos voltados para a sua
formação direcionados ao uso das tecnologias de informação e
comunicação oferecida nos Núcleos de Educação a Distancia, em
especializações e em diversas oficinas ofertadas pelas
universidades publicas e particulares.
A
fim de colaborar com as ofertas voltadas as didáticas para o uso das
tecnologias de informação e comunicação é que propomos nossa
oficina. Essa oficina tem o caráter de informar e instrumentalizar
professores, futuros professores e comunidade em geral para o uso de
algumas ferramentas atuais e mais utilizadas pelos alunos por meio da
internet na colaboração e no dialogo professor e aluno, investindo
assim na qualidade da Educação.
A
oficina trará aos inscritos algumas didáticas, que quando bem
utilizadas para o uso consciente da pesquisa e do conhecimento imerso
no ambiente virtual podem oportunizar ao professor uma nova maneira
de lidar com as questões, hoje tão eminentes, como as dificuldades
do professor em não apoiar o uso do computador e do celular dentro
de sala de aula, causando uma ruptura no dialogo entre a vida
cotidiana e a vida acadêmica.
Para
isso será ministrada 4 horas de oficina que deverá oferecer métodos
e ferramentas para a utilização do blog e do facebook a serem
incorporadas na pratica do professor que pretende atuar nos dias de
hoje. Devido ao pouco tempo da oficina outros recursos tecnológicos
como a Plataforma Moodle e aplicativos de celulares não serão
olhados.
O
objetivo da oficina é instrumentalizar o professor para o dialogo
com o aluno dentro do contesto tecnológico e atual em que vivemos.
Fazendo uma ponte com a disciplina Psicologia da
Educação, podemos perceber que uma das teorias aplicáveis a esse
tipo de didática é a de Ausubel cuja proposição é a aprendizagem
significativa.
Ausubel
distingue dois tipos de aprendizagem que pode ocorrer na sala de
aula:
1. No que respeita à forma como o conhecimento é adquirido 2. Em relação ao modo como o conhecimento é posteriormente incorporada na estrutura de conhecimento ou estrutura cognitiva do aluno.
Ausubel rejeita, assim como também Piaget, a suposição de que apenas compreende-se o que é descoberto, podendo ser compreendido, também, o que é recebido. Dando um novo conceito à experiência. "Um aprendizado é significativo quando você pode se relacionar, não arbitrária e substancial (não literalmente), como o que o aluno já sabe." (Ausubel)
1. No que respeita à forma como o conhecimento é adquirido 2. Em relação ao modo como o conhecimento é posteriormente incorporada na estrutura de conhecimento ou estrutura cognitiva do aluno.
Ausubel rejeita, assim como também Piaget, a suposição de que apenas compreende-se o que é descoberto, podendo ser compreendido, também, o que é recebido. Dando um novo conceito à experiência. "Um aprendizado é significativo quando você pode se relacionar, não arbitrária e substancial (não literalmente), como o que o aluno já sabe." (Ausubel)
Para a aprendizagem ser significativa são necessárias
algumas condições: Primeiro, o material de aprendizagem deve ter um
significado em si mesmo, ou seja, as suas diversas partes devem estar
relacionadas com alguma lógica, privilegiando o todo ao invés das
partes o que nos faz lembrar da Teoria da Gestalt.
Em segundo lugar, construir um material significativo
para o aluno, ou seja, ele deverá, necessariamente incluir
estruturas de conhecimento que devam se relacionar com a vivência do
aluno, com os estudos desenvolvidos por ele e por seu gosto de
aprender.
Para alcançar a aprendizagem de um novo conceito, de
acordo com Ausubel, você precisa construir uma ponte cognitiva
entre o novo conceito e a ideia mais geral já presente na mente do
estudante. Esta ponte cognitiva chamado de organizador antecede a
aprendizagem nova a fim de facilitar a sua assimilação.
Gisele
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