Total de visualizações de página

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

OFICINA de didática na UFRR no Seminário de práticas docentes




OFICINA Didáticas relacionadas ao uso das tecnologias de informação e comunicação dentro de sala de aula.
 
OBJETIVOS: Aprender sobre os recursos tecnológicos para dinamizar as didáticas de sala de aula.
Conscientizar o aluno ao uso consciente das tecnologias.
Instrumentalizar o aluno(professor) para o uso dos recursos e ferramentas tecnológicas em sala de aula.
Desenvolver segurança no aluno(professor) para a utilização dessas ferramentas.
 
Esta oficina baseia-se na apropriação do professor de alguns recursos de tecnologia para melhorar sua comunicação e o ensino e aprendizagem dos alunos. Estende-se a todos os professores da UFRR.


  RESUMO
Inicialmente gostaríamos de retratar uma realidade brasileira percebida em casa, nas ruas, no trabalho e na vida, que é a invasão da tecnologia de informação e comunicação. Essa invasão que atinge a sociedade como um todo reflete na vida acadêmica e na relação professor e aluno.
Segundo Alexandre Costa e Silva (2013) em sua reportagem Apesar da crise, crescimento do setor no Brasil deve ser maior que a média Mundial, elucida nos que apesar de o Brasil estar sofrendo com uma crise na economia as famílias brasileiras decidem priorizar investimentos em computadores, celulares e banda larga de qualidade na intenção de dar melhor qualidade à educação dos filhos.
Percebe-se nos cursos de formação de professores, principalmente nas regiões onde o descaso pela qualidade de ensino é mais evidente. O despreparo desses cursos, em não oferecer aos futuros professores uma didática e metodologia que os ajudem a atuar como docentes em um mundo tecnológico e conectado vem trazendo um serio comprometimento ao ensino básico e fundamental, visto que o professor não consegue falar a mesma língua dos alunos.
De acordo com o IBOPE Nielsen Online, o número de usuários ativos de Internet em residências teve um aumento significativo e atinge milhões de pessoas que acessam frequentemente a web e cerca de mais 50% das famílias da classe C já possuem acesso à Internet.
Mas para garantir boas condições de Educação professores procuram se atualizar fazendo cursos voltados para a sua formação direcionados ao uso das tecnologias de informação e comunicação oferecida nos Núcleos de Educação a Distancia, em especializações e em diversas oficinas ofertadas pelas universidades publicas e particulares.
      A fim de colaborar com as ofertas voltadas as didáticas para o uso das tecnologias de informação e comunicação é que propomos nossa oficina. Essa oficina tem o caráter de informar e instrumentalizar professores, futuros professores e comunidade em geral para o uso de algumas ferramentas atuais e mais utilizadas pelos alunos por meio da internet na colaboração e no dialogo professor e aluno, investindo assim na qualidade da Educação.
         A oficina trará aos inscritos algumas didáticas, que quando bem utilizadas para o uso consciente da pesquisa e do conhecimento imerso no ambiente virtual podem oportunizar ao professor uma nova maneira de lidar com as questões, hoje tão eminentes, como as dificuldades do professor em não apoiar o uso do computador e do celular dentro de sala de aula, causando uma ruptura no dialogo entre a vida cotidiana e a vida acadêmica.
         Para isso será ministrada 4 horas de oficina que deverá oferecer métodos e ferramentas para a utilização do blog e do facebook a serem incorporadas na pratica do professor que pretende atuar nos dias de hoje. Devido ao pouco tempo da oficina outros recursos tecnológicos como a Plataforma Moodle e aplicativos de celulares não serão olhados.
        O objetivo da oficina é instrumentalizar o professor para o dialogo com o aluno dentro do contesto tecnológico e atual em que vivemos.


      Fazendo uma ponte com a disciplina Psicologia da Educação, podemos perceber que uma das teorias aplicáveis a esse tipo de didática é a de Ausubel cuja proposição é a aprendizagem significativa.
         Ausubel distingue dois tipos de aprendizagem que pode ocorrer na sala de aula:

1. No que respeita à forma como o conhecimento é adquirido 2. Em relação ao modo como o conhecimento é posteriormente incorporada na estrutura de conhecimento ou estrutura cognitiva do aluno.

      Ausubel rejeita, assim como também Piaget, a suposição de que apenas compreende-se o que é descoberto, podendo ser compreendido, também, o que é recebido. Dando um novo conceito à experiência. "Um aprendizado é significativo quando você pode se relacionar, não arbitrária e substancial (não literalmente), como o que o aluno já sabe." (Ausubel) 
       Para a aprendizagem ser significativa são necessárias algumas condições: Primeiro, o material de aprendizagem deve ter um significado em si mesmo, ou seja, as suas diversas partes devem estar relacionadas com alguma lógica, privilegiando o todo ao invés das partes o que nos faz lembrar da Teoria da Gestalt.
       Em segundo lugar, construir um material significativo para o aluno, ou seja, ele deverá, necessariamente incluir estruturas de conhecimento que devam se relacionar com a vivência do aluno, com os estudos desenvolvidos por ele e por seu gosto de aprender. 
      Para alcançar a aprendizagem de um novo conceito, de acordo com Ausubel, você precisa  construir uma ponte cognitiva entre o novo conceito e a ideia mais geral já presente na mente do estudante. Esta ponte cognitiva chamado de organizador antecede a aprendizagem nova  a fim de facilitar a sua assimilação.
Gisele






Nenhum comentário:

Postar um comentário