O DIÁLOGO COMO ELEMENTO FUNDAMENTAL DA DIDÁTICA NA
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
RESUMO
A finalidade desse artigo está ligada à compreensão da didática geral da educação baseada em explicações didático-pedagógicas emergentes da situação da não
presencialidade na relação entre professores e alunos. Para tal propósito realizamos uma revisão de literatura na qual destacamos a Didática
do Ensino a Distância de Otto Peters, pois compreendemos, assim como Peters
(2006), que o estudo deste fenômeno emergente é necessário devido à intensa disseminação da
educação a distância, nos últimos 30 anos. Esta expansão
provocou uma busca dos educadores por soluções ou explicações
relativas às questões didático-pedagógicas emergentes desta situação, pois produziu-se um abalo nas convicções
que motivavam as políticas educacionais que se definiam pela presencialidade,
surgindo daí um novo modelo didático. Esse novo modelo tem
provocando uma mudança nas ações educativas e no modus operandi de diversos
sistemas de Educação. Assim, a partir da década de 70, principalmente nos
países desenvolvidos, no intuito de superar os padrões tradicionais acadêmicos,
se ampliou a busca por novos modelos didáticos para colaborar com a entrada das
tecnologias da informação e comunicação na Educação e
com a rapidez da vida moderna pós-industrial, atendendo às novas necessidades
de formação. Com a “educational technology” e
o “instructional design” tornou-se possível construir
sistemas de ensino a distância planejados e organizados de modo a minimizar as
dificuldades da distância física. Ficou
evidente a partir de elementos comunicacionais, pedagógicos e
psicológicos, que a proximidade virtual
e o conjunto de diálogo, estrutura e autonomia, oferecem a possibilidade de um
sistema ilimitado de informações, que contêm textos didáticos e módulos de programas de
ensino de níveis de exigência diferentes e um conjunto de mecanismos dialógicos de
interação linguística direta e
indireta, importantes para a relação aluno-professor-conhecimento. O diálogo e
a interação, hoje, nos cursos à distância, são
possibilitados pela existência de
recursos interativos digitais. Graças às tecnologias digitais, e seus recursos
para a Educação, tais como a internet,
as videoconferências, as plataformas interativas e, no Brasil, à Rede
Nacional de Pesquisa (RNP), os cursos de graduação e pós graduação tem sido
oferecidos a um grande numero de cidadãos em diversos lugares. A partir destes
recursos oferecidos pela técnica, é possível realizar o
que Peters o diálogo aponta como um dos
fundamentos do processo de ensino e aprendizagem que é o diálogo entre docentes e discentes. É necessário que o
professor, o tutor e o aluno tenham convívio para troca de experiências e
expectativas. Neste sentido, em um ambiente comunicacional no qual a mediação
professor-aluno ocorre por meio de tecnologias, será prioritariamente no
esforço do diálogo e da troca de experiências que as relações de construção de conhecimento desenvolvidas no processo de ensino e de
aprendizagem se transformarão, de fato,
em Educação.
Palavras-chave: Educação a distância; Didática na educação a distância; Diálogo
e educação
Abstract
The purpose of this article
is related to the understanding of the general didactics of education based on
didactic-pedagogical explanations emerging from the situation of non-presence
in the relationship between teachers and students. For this purpose, we
conducted a literature review in which we highlight Otto Peters' Distance
Learning Didactics, as we understand, as Peters (2006), that the study of this
emerging phenomenon is necessary due to the intense dissemination of distance
education in the last 30 years. This expansion provoked a search of the
educators for solutions or explanations related to didactic-pedagogical issues
emerging from this situation, because a concussion occurred in the convictions
that motivated the educational policies that were defined by the presence, and
a new didactic model emerged. This new model has provoked a change in the
educational actions and in the modus operandi of several Education systems.
Thus, in the 1970s, especially in developed countries, in order to overcome
traditional academic standards, the search for new didactic models was expanded
to collaborate with the entry of information and communication technologies in
education and with the rapidity of
modern, post-industrial life, meeting new training needs. With
"educational technology" and "instructional design" it has
become possible to construct planned and organized distance education systems
in order to minimize the difficulties of physical distance. It was evident from
communication, pedagogical and psychological elements that virtual proximity
and the set of dialogue, structure and autonomy offers the possibility of an
unlimited system of information, containing didactic texts and modules of
teaching programs of different exigency levels and a set of dialogic mechanisms
of direct and indirect linguistic interaction, important for the
student-teacher-knowledge relation. Dialogue and interaction, today, in
distance courses, are made possible by the existence of interactive digital
resources. Thanks to digital technologies and its resources for education, such
as the internet, videoconferences, interactive platforms and, in Brazil, the National
Research Network (RNP), undergraduate and postgraduate courses have been
offered to a large number of citizens in various places. From these resources
offered by the technique, it is possible to realize what Peters's dialogue
points out as one of the foundations of the teaching and learning process that
is the dialogue between teachers and students. It is necessary that the
teacher, the tutor and the student get together to exchange experiences and
expectations. In this sense, in a communicational environment in which
teacher-student mediation occurs through technologies, it will be primarily in
the effort of dialogue and exchange of experiences that the relations of
knowledge construction developed in the teaching and learning process will
actually become Education.
Keywords: Distance learning;
didactic in distance learning; dialogue and education
ARTIGO APRESENTADO NA CONFERENCIAL MUNDIAL DA EDUCAÇÃO A DISTANCIA NO CANADÁ- ICDE OUT/2017
Nenhum comentário:
Postar um comentário