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quinta-feira, 23 de novembro de 2017

O DIÁLOGO COMO ELEMENTO FUNDAMENTAL DA DIDÁTICA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

O DIÁLOGO COMO ELEMENTO FUNDAMENTAL DA DIDÁTICA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

RESUMO

A finalidade desse artigo está ligada à compreensão da didática geral da educação baseada em explicações didático-pedagógicas emergentes da situação da não presencialidade na relação entre professores e alunos. Para tal propósito realizamos uma revisão de literatura na qual destacamos a Didática do Ensino a Distância de Otto Peters, pois compreendemos, assim como Peters (2006), que o estudo deste fenômeno emergente é necessário devido à intensa disseminação da educação a distância, nos últimos 30 anos. Esta expansão provocou uma busca dos educadores por soluções ou explicações relativas às questões didático-pedagógicas emergentes desta situação, pois produziu-se um abalo nas convicções que motivavam as políticas educacionais que se definiam pela presencialidade, surgindo daí um novo modelo didático. Esse novo modelo tem provocando uma mudança nas ações educativas e no modus operandi de diversos sistemas de Educação. Assim, a partir da década de 70, principalmente nos países desenvolvidos, no intuito de superar os padrões tradicionais acadêmicos, se ampliou a busca por novos modelos didáticos para colaborar com a entrada das tecnologias da informação e comunicação na Educação e com a rapidez da vida moderna pós-industrial, atendendo às novas necessidades de formação. Com a “educational technology” e o “instructional design” tornou-se possível construir sistemas de ensino a distância planejados e organizados de modo a minimizar as dificuldades da distância física. Ficou evidente a partir de elementos comunicacionais, pedagógicos e psicológicos,  que a proximidade virtual e o conjunto de diálogo, estrutura e autonomia, oferecem a possibilidade de um sistema ilimitado de informações, que contêm textos didáticos e módulos de programas de ensino de níveis de exigência diferentes e um conjunto de mecanismos dialógicos de interação linguística direta e indireta, importantes para a relação aluno-professor-conhecimento. O diálogo e a interação, hoje, nos cursos à distância, são possibilitados  pela existência de recursos interativos digitais. Graças às tecnologias digitais, e seus recursos para a Educação, tais como a internet,  as videoconferências, as plataformas interativas e, no Brasil, à Rede Nacional de Pesquisa (RNP), os cursos de graduação e pós graduação tem sido oferecidos a um grande numero de cidadãos em diversos lugares. A partir destes recursos oferecidos pela técnica, é possível realizar o que Peters o diálogo  aponta como um dos fundamentos do processo de ensino e aprendizagem que é o diálogo entre docentes e discentes. É necessário que o professor, o tutor e o aluno tenham convívio para troca de experiências e expectativas. Neste sentido, em um ambiente comunicacional no qual a mediação professor-aluno ocorre por meio de tecnologias, será prioritariamente no esforço do diálogo e da troca de experiências que as relações de construção de conhecimento desenvolvidas no processo de ensino e de aprendizagem se transformarão,  de fato, em Educação.
Palavras-chave: Educação a distância; Didática na educação a distância; Diálogo e educação

Abstract

The purpose of this article is related to the understanding of the general didactics of education based on didactic-pedagogical explanations emerging from the situation of non-presence in the relationship between teachers and students. For this purpose, we conducted a literature review in which we highlight Otto Peters' Distance Learning Didactics, as we understand, as Peters (2006), that the study of this emerging phenomenon is necessary due to the intense dissemination of distance education in the last 30 years. This expansion provoked a search of the educators for solutions or explanations related to didactic-pedagogical issues emerging from this situation, because a concussion occurred in the convictions that motivated the educational policies that were defined by the presence, and a new didactic model emerged. This new model has provoked a change in the educational actions and in the modus operandi of several Education systems. Thus, in the 1970s, especially in developed countries, in order to overcome traditional academic standards, the search for new didactic models was expanded to collaborate with the entry of information and communication technologies in education and with the rapidity of  modern, post-industrial life, meeting new training needs. With "educational technology" and "instructional design" it has become possible to construct planned and organized distance education systems in order to minimize the difficulties of physical distance. It was evident from communication, pedagogical and psychological elements that virtual proximity and the set of dialogue, structure and autonomy offers the possibility of an unlimited system of information, containing didactic texts and modules of teaching programs of different exigency levels and a set of dialogic mechanisms of direct and indirect linguistic interaction, important for the student-teacher-knowledge relation. Dialogue and interaction, today, in distance courses, are made possible by the existence of interactive digital resources. Thanks to digital technologies and its resources for education, such as the internet, videoconferences, interactive platforms and, in Brazil, the National Research Network (RNP), undergraduate and postgraduate courses have been offered to a large number of citizens in various places. From these resources offered by the technique, it is possible to realize what Peters's dialogue points out as one of the foundations of the teaching and learning process that is the dialogue between teachers and students. It is necessary that the teacher, the tutor and the student get together to exchange experiences and expectations. In this sense, in a communicational environment in which teacher-student mediation occurs through technologies, it will be primarily in the effort of dialogue and exchange of experiences that the relations of knowledge construction developed in the teaching and learning process will actually become Education.


Keywords: Distance learning; didactic in distance learning; dialogue and education

ARTIGO APRESENTADO NA CONFERENCIAL MUNDIAL DA EDUCAÇÃO A DISTANCIA NO CANADÁ- ICDE OUT/2017

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