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sábado, 9 de outubro de 2010

TEORIA DE PIAGET

Esse método defende que o indivíduo passa por várias etapas de desenvolvimento cognitivo ao longo da sua vida, isso se dá através da equilibração entre a assimilação e a acomodação tendo como resposta a adaptação a nova experiência Piaget entende que existe uma conjuntura de relações interdependentes entre o sujeito conhecedor e o objeto a conhecer. Alguns fatores influenciam esse processo, tais como a maturação do organismo, a experiência com objetos, a vivência social e, sobretudo, a equilibração do organismo ao meio.

Toda apreensão do conhecimento se dá através de um desequilíbrio , o organismo tenta se equilibrar eliciando esforços para que a adaptação se restabeleça. Essa busca por adaptação envolve dois mecanismos indissociáveis e complemetares: a assimilação e a acomodação.

A assimilação consiste na tentativa do indivíduo em solucionar as situações a partir da estrutura cognitiva.

A acomodação consiste na capacidade de modificação da estrutura mental antiga alocando o novo objeto do conhecimento.

No entanto, esse processo de transformação vai depender do indivíduo elaborar e assimilar as suas interações com o meio, isso porque a conquista da equilibração tem haver, segundo Piaget, com os níveis de desenvolvimento cognitivo,para ele, esses níveis são divididos em 4 estagios:

1 estágio: Sensório-motor (0 a 2 anos) as funções mentais limitam-se ao exercício dos reflexos inatos, o universo fica restrito mediante a percepção e os movimentos (como a sucção, o movimento dos olhos, por exemplo).

2º estágio Pré-operatório (2 a 7 anos) aparece a função simbólica ou semiótica que emergência na linguagem,mas embora a criança apresente condição de atuar de forma lógica ela apresentará um entendimento desequilibrado da realidade.

3º estágio: Operações concretas (7 a 11 ou 12 anos) neste período vemos que a criança apesar de integrar-se de modo lógico e coerente, é incapacidade de se colocar no lugar dos outros, criando um egocentrismo intelectual e social.

4º estágio: Operações formais (11 ou 12 anos em diante) já consegue raciocinar sobre hipóteses e formar esquemas conceituais.

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