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terça-feira, 29 de novembro de 2011

RESUMO DO TEXTO DE Marcia Regina Terra.


O DESENVOLVIMENTO HUMANO NA TEORIA DE PIAGET
 Márcia Regina Terra*  mterra@estadao.com.br
Componentes: Andressa Sampaio, Fabiane Ferreira, Meiriane Nunes, Edinarte Santos, https://mail.google.com/mail/images/cleardot.gifBê Santos

Apresentação

Os conhecimentos do desenvolvimento do ser humano concentram-se no esforço de compreender o homem em todas as suas formas e maneiras, desde quando ele nasce até o se patamar mais alto de maturidade e desenvolvimento. Tal empenho tem culminado na elaboração de varias teorias, dentre essas teorias, a de Piaget que se destaca de outras por ter um teor inovador quando introduz “uma terceira visão” representada pela linha interacionista que é uma tentativa de juntar as posições dicotômicas de duas tendencias teóricas que permeiam a psicologia em geral.
A visão interacionista de Piaget: a relação de interdependência entre o homem e o objeto do conhecimento. Colocando uma terceira visão teórica representada pela linha interacionista, as idéias de Piaget se comtrepõem-se as visões de duas correntes antagônicas e que não se juntam de forma alguma, que permeiam a psicologia em geral: o objetivismo e subjetivismo.
Assim sendo, a psicologia objetiva, privilegia o dado externo, afirmando que todo conhecimento vez da experiência; e a psicologia subjetiva, em contraste calcado no substrato psíquico, entende que todo conhecimento é anterior a experiência, reconhecendo, portanto, a primazia do sujeito sobre o objeto.
Achando insuficientes essas duas posições para explicar o processo de desenvolvimento humano, Piaget formula o conceito de epigênse, argumentando que “o conhecimento não nasce nem da experiência única dos objetos nem de uma programação inata pré-formada na pessoa, mas de construções sucessivas com elaborações constantes de estruturas novas.
O processo de equilibrarão: a marcha do organismo em busca do pensamento lógico. Para Piaget a lógica representa a forma final do equilíbrio das ações. Ela é um sistema de operações, isto é, de ações que se tornaram reversíveis e passiveis de serem compostas entre si. Como os homens constroem o conhecimento? Como é que a lógica passa do nível elementar para o nível superior? Como se dá o processo de elaboração das idéias? Como a elaboração do conhecimento influencia a adaptação à realidade? Procurando respostas para esses problemas centrais, Piaget sustenta que a gênese do conhecimento esta no proprio sujeito, ou seja, o pensamento lógico não é inato ou tampouco externo ao organismo mas é fundamentalmente construído na interação homem-objeto.
Desenvolvimento humano na teoria de Piaget. O homem é possuidor de uma estrutura biológica que o possibilita desenvolver o mental, no entanto, esse fato per se não assegura o desencadeamento de fatores que propiciarão o seu desenvolvimento, este, só acontecerá a partir da interação do sujeito com o objeto a conhecer. Tais aspectos deixam à mostra que, ao tentar descrever a origem da constituição do pensamento lógico, Piaget focaliza o processo interno dessa formação.
O processo de equilibrarão: a marcha do organismo em busca do pensamento lógico

O papel central de era o “sujeito epistêmico” era a grande preocupação Piaget em sua teoria era desvendar os mecanismos processuais do pensamento do homem, desde início da sua vida até a idade adulta.
Piaget sustente que a gênese do conhecimento está no próprio sujeito, ou seja, o pensamento lógico não é inato ou tampouco externo ao organismo, mas é fundamentalmente construído na interação homem-objeto.
Como base um kit de condições biológicas é ativado pela ação e interação do organismo com o meio ambiente- físico e social. Está implícito Piaget diz que homem é possuidor de uma estrutura biológica que o possibilita desenvolver o mental. O desenvolvimento humano, no modelo piagetiano, é explicado, é explicado segundo o de que existe uma conjuntura de relações interdependentes entre o sujeito conhecedor e o objeto a conhecer. Entre os fatores estão: o processo de maturação do organismo, a experiência com objetivos, a vivência social, e a equilibrarão do organismo ao meio.
 O trabalho de Piaget através do conceito de equilibração que explica todo o processo de desenvolvimento humano leva em conta a atuação de elementos básicos ao desenvolvimento humano que são os fatores invariantes que Piaget postula o indivíduo recebe heranças biológicas ao nascer e permanecem ao longo de sua vida, em contrapartida os fatores variantes são um esquema que constitui a unidade básica do pensamento e ação estrutural do modelo Piagetiano, visando a adaptação do indivíduo ao real que o circunda.
Piaget acredita que o equilíbrio é sempre buscado, porém, nunca alcançado pelo fato de as interações e desajustes com o meio rompam o estado de equilíbrio do organismo para que a adaptação se restabeleça. Essa busca envolve mecanismos que se complementam que são a assimilação que é a tentativa de o indivíduo em solucionar situações a partir de uma estrutura cognitiva onde fica em constante interpretação da atividade que o rodeia forçando a adaptar-se a ela em idéias já existentes (esquemas). O outro mecanismo e a acomodação que consiste em modificar a estrutura mental antiga para dominar novos objetos do conhecimento.
 A idéia de acomodação de Piaget marca sua formação como biólogo traçando um paralelo entre evolução biológica e construções cognitivas. O equilíbrio pode ser definido então como mecanismos de organização estruturais cognitivas com o objetivo de levar o indivíduo a adaptar-se a realidade. Porém, todos os processos de transformação dependem sempre de como o indivíduo vai elaborar e assimilar suas interações com o meio, pois, a conquista da equilibração do organismo reflete a elaborações possibilitadas por níveis de desenvolvimento cognitivo que o organismo detém nos estágios diferentes de sua vida. 
Período das operações concretas (7 a 11, 12 anos): neste período o egocentrismo intelectual e social (incapacidade de se colocar no ponto de vista de outros) que caracteriza a fase anterior dá lugar à emergência da capacidade da criança de estabelecer relações e coordenar pontos de vista diferentes  (próprios e de outrem ) e de integrá-los de modo lógico e coerente (Rappaport, op.cit.).
Período das operações formais (12 anos em diante): nesta fase a criança, ampliando as capacidades conquistadas na fase anterior, já consegue raciocinar sobre hipóteses na medida em que ela é capaz de formar esquemas conceituais abstratos e através deles executar operações mentais dentro de princípios da lógica formal.
De acordo com os pressupostos da teoria de Piaget, tais adultos estariam, portanto, no estágio operatório-concreto, ou seja, não teriam alcançado, ainda, o estágio final do desenvolvimento que caracteriza o funcionamento do adulto (lógico-formal).

Bem, retomando a nossa discussão, vale ressaltar, ainda, que, para Piaget, existe um desenvolvimento da moral que ocorre por etapas, de acordo com os estágios do desenvolvimento humano. Para Piaget (1977 apud La Taille 1992:21), "toda moral consiste num sistema de regras e a essência de toda moralidade deve ser procurada no respeito que o indivíduo adquire por estas regras". Para Piaget, a própria moral pressupõe inteligência, haja vista que as relações entre moral x inteligência têm a mesma lógica atribuída às relações inteligência x linguagem. Quer dizer, a inteligência é uma condição necessária, porém não suficiente ao desenvolvimento da moral. Vemos, portanto, que uma das peculiaridades do modelo piagetiano consiste em que o papel das relações interindividuais no processo evolutivo do homem é focalizado sob a  perspectiva da ética (La Taille, 1992).


2 comentários:

  1. Muito bem escrito!
    Eu tenho esse artigo na Márcia, porém necessito da data e local de publicação para poder citá-lo. Vocês possuem essa referência?

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  2. Muito bem escrito!
    Eu tenho esse artigo na Márcia, porém necessito da data e local de publicação para poder citá-lo. Vocês possuem essa referência?

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