Total de visualizações de página

terça-feira, 5 de abril de 2011

Sujeito e mundo: Âmbitos de um mesmo processo.


Tendo em vista, que para a psicologia individuo e mundo são campos distintos porem não são âmbitos opostos, podemos dizer que o individuo ao transformar o mundo se constitui e constrói o mesmo.
Quando conhecemos as idéias e os projetos de um ser humano, temos como conseqüência um conhecimento da sua subjetivação, ou seja, do seu comportamento, ideologia, linguagem entre outros. Portanto para a psicologia não temos como compreender o homem se ignorarmos o mundo em que este vive no sentido de descobrir seus valores, formas de relação, de produção e os costumes da sociedade.
Por outro lado a psicologia sócio-histórica se embaseia na União Soviética em meados do século XX período em que ocorre a revolução e o surgimento de novas concepções defendidas por Vygotsky, Leontiev e Luria.
Os princípios básicos da teoria elaborada por esses filósofos são sintetizados em: o homem possui compreensão das funções superior a dos animais pois estes não possuem vida social e cultural; a linguagem e o pensamento humano tem origem social; a consciência e comportamento não podem ser isolados; o homem se transforma ao atuar sobre a natureza.

Grupo 2: Antonia, Kayo, Marcelo, Luana, Elisabeth, Tiago, Robson, Gilmar.

Um comentário: